sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Alimentos funcionais SOJA MARAVILHA


 A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis e cujo feijão também é conhecido como "grão milagroso"



Cultivada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para a saúde.


Pesquisadores brasileiros estão conseguindo potencializar os efeitos da soja no organismo. Esse grão diminui os efeitos da menopausa, combate o câncer e retarda o envelhecimento.



O estudo isolou a isoflavona, substância química que substitui os hormônios femininos reduzidos durante a menopausa. Ela tem uma absorção difícil no organismo por causa da glicose e boa parte dos nutrientes acaba eliminada. No laboratório da Unicamp o trabalho do pesquisador foi separar a glicose da isoflavona, para evitar a perda dos nutrientes. 

“Seria como potencializar a absorção desse composto, no caso a isoflavona. Sem a glicose, a soja  é mais facilmente absorvida. Portanto depois de absorvida ela vai trazer todos os benefícios com maior intensidade”, explica. 



Os benefícios são muitos. “Estudos mostram que a isoflavona pode diminuir os feitos da menopausa nas mulheres como sudorese, dores e cansaço.

Como é um alimento funcional pode atuar em várias funções. Ela também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata, ela tem atividade antioxidante, envelhecimento precoce. Além disso é usado na osteoporose, redução do colesterol”. 

A soja ainda tem vitamina E que combate o envelhecimento, saponina que previne esclerose das artérias, lecitina que ativa células do cérebro, fibras que ajudam no funcionamento do intestino e o cálcio que fortalece os ossos. 


Os benefícios são comprovados pela ciência e pelos orientais que esbanjam vitalidade com ingestão diária no cardápio.
Alguns produtos a base de soja são mais indicados, pois tem uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. É o caso do queijo tofu,( queijo feito com leite de soja, o sabor não é o de um manjar mas seu consumo regular, belas é significativo) e do missushyro, feito a base dessa pasta que é o myssu. (Vou deixar a receita abaixo para não ter desculpa, heim?)



Quem não conhece pelo nome; missoshiro é uma sopinha de missô (pasta de soja) que acompanha todo prato japonês e vem servida em cumbucas no restaurante japonês.
Fica a  dica que é belíssima, para quando o tempo esfria e o resfriado aparece, a renite ataca, mesmo a ressaca é braba... dá-lhe missoshiro! 
É um caldinho santo, vai por mim.) feito a base dessa pasta que é o myssu. 


Nutricionistas mostram algumas opções para o consumo de soja. “Nós temos o extrato de soja puro, com isso você pode preparar receitas de bolo, pudim e biscoitos. Aqui nós trouxemos uma sugestão de salada de frutas, com uma farofa de soja, moída. Nós temos o leite em duas versões. Nós fazemos de um jeito em que fique com mais nutrientes. Você pode bater com uma fruta de sua preferência”. 

Para ter o efeito benéfico a indicação é de 30 miligramas por dia. Isso equivale a duas colheres de sopa do produto in natura. 

No caso do tofu essa quantidade pode ser obtida com duas fatias do queijo. Já no leite a recomendação diária só é atendida com a ingestão de um litro de leite. 





Uma dica importante: para consumir a soja você deve cozinha-lá primeiro. O legal é bater em um liquidificador o grão já cozido com a água da fervura. Fica como um purê. Assim você não perde a isoflavona que foi liberada na água.

No Brasil, apesar de o país ser um dos maiores produtores mundiais de grãos de soja, o consumo da soja praticamente se restringe ao óleo. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está freqüentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa (BARNES, S; KIM, H. & XU, J., 1999; STEINBERG, P., 1996).
Estudos demonstram que, além de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Belas como ela pode agir em nosso corpo?

  • Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.

  • Mama e próstata: os fito estrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.


  • Ossos: os fito estrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.

  • Intestino e pâncreas: por ser rico em fibras ajuda no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
O efeito anti carcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anti carcinogênicos da soja.
Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. 
O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).

Belas também senti resultados excelentes na tensão pré menstrual, na variação de humor ( melhora e muito) o que é indicado para os portadores de depressão, mas não apenas para estes; nos mal humores diários apresentam sensível melhora e estabilidade.

Infelizmente só observamos as situações , sejam quais forem quando nos vemos dentro dela, mas por muitas e muitas vezes vi reportagens acerca do consumo da soja e seu consumo é unanimidade entre a colônia japonesa, em que aliás a incidência de cânceres é bem menor aliado ao consumo de carne branca de PEIXE E CHÁ VERDE...
Como já comentei, infelizmente já estive com minha mãe no Hospital Pérola Bygton e vi entre centenas de mulheres apenas uma japonesa...

Bora lá aprender algumas receitas:

1- Missoshiro 



Ferva uns 3 u 4 copos de água, misture 2 colheres de sopa do missô  em um pouquinho de água fria e adiciona na água que  está fervendo. 

É importante não colocar o missô direto na água fervendo sem antes dissolvê-lo na água fria porque corre o risco dele ficar um pouco empelotadinho , (como maisena em liquido quente...) ok até aqui?

Fervendo, pode desligar, botar uns cubinhos de tofú (queijinho de soja) e muita cebolinha picada em fatias bem fininhas.( esta é a tradicional, mas se não amiga da pobre cebolinha tempere conforme sua vontade).

Se quiser pode fazer a minha variação preferida, com vôngole (
Molusco bivalve que habita águas arenosas ou lodosas, cuja carne é muito apreciada: bem utilizada no espaguete: ao vôngole). . 
Faça do mesmo jeito o caldo e ao invés do tofu bota o vongôle, na casquinha mesmo ok? Só que aí deixa ferver mais, combinado?


2- Leite de soja 


  • 1 xícara de soja
  • 1 e 1/2 litro de água


Como fazer?

Escolher os grãos da soja e lavar bem

Deixar de molho de um dia para outro

Escorrer a água e lavar novamente

Bater no liquidificador com 1 e 1/2 litro de água

OBSERVAÇÃO : BELAS TENTEI O CONTRÁRIO, COZINHEI PRIMEIRO E DEPOIS LEVEI AO LIQUIDIFICADOR O RESULTADO NÃO É O MESMO, OK?

3º passo 

Coar em um pano de prato

Colocar em uma panela e levar ao fogo, quando levantar fervura deixar em fogo baixo por 10 minutos Esperar esfriar e colocar na geladeira

Se preferir, bela, acrescente sabor, colocando na 

fervura do leite:casca de laranja,canela em pau ou 

baunilha e quando desligar retirar a casca de 

laranja ou canela. 

( essências são melhores absorvidas e por esta 

razão acentuam sabores).

O resíduo obtido pode ser aproveitado no 

preparo de: bolos, tortas, bolinhos, croquetes, 

pudins, bifinhos e até cocada.


Dúvidas ou sugestões, basta enviar chamado via blog ou nossos canais: youtube: http://www.youtube.com/channel/UCbnPg4Y5gabT1RcoWsKymOg
 fan Page: https://www.facebook.com/pages/Boraserbela/492428134155788 e twitter @Pnelopesharmosa  que carinhosa e respeitosamente será respondida  com muito carinho.


Com muito carinho


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Após o sucesso da pomada contra assaduras Bepantol, chegou 

"momento" da Geléia de Vaselina da "Vasenol" (R$ 11,99) 

virou a nova mania entre as belas. 

É bastante Versátil, vai além de hidratar partes ressecadas do 

corpo – como cotovelos, pés e joelhos – e pode ser usado 

como demaquilante até para fixar makes e perfumes


Para aproveitar todos os benefícios da fórmula Vejamos 10 

maneiras que apontam sua versatilidade: 




1. Usado na pálpebra inferior, embaixo dos olhos, para suavizar bolsas e olheiras.
2. Misturar o produto com um pouco de sombra em pó. Você ganha um gloss supercolorido!
3. Aplicado nos cílios suavamente, sem esfregar, para remover resíduos de lápis, máscaras e delineadores. Também ajuda na retirada de cílios postiços.
4. Aplicada uma quantidade generosa nos cotovelos, joelhos e sola dos pés, regiões do corpo naturalmente ressecadas.
5. Para se ter um esfoliante caseiro com propriedades emolientes? Misture a geleia com açúcar e passe sobre o corpo úmido.
6. Quando usado ao redor das unhas, aumenta a durabilidade do esmalte e mantém as cutículas em ordem.
7. Espalhe uma pequena quantidade em pontos que geralmente costuma passar perfume, como pescoço e pulsos. Isso garante uma maior durabilidade da fragrância.
8. Com a geleia de vaselina, é possível aumentar a fixação da maquiagem.(como "primer"), É só passar uma camada fina nas pálpebras antes de utilizar sombras e iluminadores.
9. Colocar uma pequena quantidade nos cílios e sobre os lábios é boa pedida para fortalecer os fios e evitar rachaduras.

10. 
Uma dica para as esportistas: utilize a geleia de vaselina nos pés, braços e coxas para ajudar a evitar bolhas e escoriações durante a corrida.
Belas, produto baratinho, super eficiente para diversas situações.
Beijos:


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

FAÇA VOCÊ MESMA UM EXCELENTE XAMPU ANTI RESIDUO:

Belas, existem duas maneiras de se fazer este xampu.
Vejamos do que vamos precisar na 1ª:

1 colher de bicarbonato de sódio;
1 copo de água.




Lave a cabeça normalmente com o seu xampu e depois despeje a mistura na raiz, massageando o couro cabeludo suavemente, e deixe a água escorrer bem até as pontas.
A limpeza é imediata.
Enxágüe bem os cabelos (nada de torcer cabelos heim belas?) e aplique a máscara da “vez de seu cronograma”.
Esta mistura causa bem menos ressecamento das madeixas que o xampu anti resíduo convencional e o resultado é tão bom quanto.
A segunda maneira é mais prática: (que eu uso e
adorooooooooooo).



2ª maneira:

Basta misturar 1 colher de bicarbonato de sódio 
direto no xampu que vai usar. Lavar 
normalmente os cabelos e ENXAGUAR 
BEMMMMMMMMMMM!

Não me canso de frisar que o ENXAGUE 
CORRETO DO XAMPU REPRESENTA 90% DO 
RESULTADO DE QUALQUER TRATAMENTO. 
Portanto enxaguar bem é uma bela e útil dica, 
melhor dizendo EXIGÊNCIA PARA RESULTADO 
EFICAZES, ok?
Ao lavar as madeixas com este xampu anti 
resíduos (ou com xampu anti resíduo 
convencional) você notará que as máscaras de 
tratamento terão um RESULTADOS  MUITO 
MELHORES (BULBO CAPILAR, FOLÍCULO PILOSO 
E FIOS DESOBSTRUÍDOS ABSORVEM MELHOR E 
EFETICAMENTE OS TRATAMENTOS).

Por que funciona?

Abaixo faço uma lista enorme dos benefícios e 
utilidades do bicarbonato.
É usualmente conhecido PARA HIGIENIZAÇÃO 
EM GERAL, então seu uso na aplicação dos 
cabelos é perfeitamente compreensível e 
lógico...

Bicarbonato de sódio

Sodium bicarbonate.jpg
SodiumBicarbonate.png
Hidrogenocarbonato de sódio
                  Identificadores
VZ0950000
                                             Propriedades
84.007 g/mol
Aparência
Sólido branco cristalino
2.159 g/cm3 (s).
543K (270°C)
7.8g/100ml água (18°C)
1.500
Estrutura
Termoquímica
-951 kJ/mol (s)
102 J/mol·K (s)
Riscos associados
Principais riscos
associados
Pode causar irritação
NFPA 704.svg
0
1
0

Não inflamável.
Compostos relacionados
Compostos relacionados
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob
 condições PTN
Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.


O bicarbonato de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio, 
é composto  da fórmula NaHCO3,
É um sólido cristalino de cor branca,solúvel em 
água  em ,com um sabor ligeiramente alcalino.
Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago 
porque ele tem o poder de neutralizar os excessos 

Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos 
ácidos cítrico (que é um orgânico fraco, que se pode encontrar 
noscitrinos (Os Citrinos são constituidos 
Por Laranjas, Clementinas, Tangerinas, 

Mandarinas,Ortaniques, Limões, Limas e 

Toranjas. São ricos em vitamina C, e possuem 

antioxidantes essenciais ao bom funcionamento 

do organismo.). É usado como conservante natural  

(antioxidante) ,sendo conhecido também como acidulante 

INS  330,( O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio, de nome 

oficial ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um 

ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos .
É usado como conservante natural (antioxidante) sendo 
conhecido também como acidulante 330, dando um sabor 
ácido e refrescante na preparação de alimentos e de 
bebidas. Em bioquímica, é importante o seu papel como intermediário do ciclo do ácido cítrico, de forma que ocorre no metabolismo de quase todos os seres vivos.

Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar 
dióxido de carbono  gasoso (Estruturalmente o dióxido 
de carbono é constituído por moléculas de geometria 
linear e de caráter apolar  (Diz-se da célula nervosa 
arredondada e sem prolongamentos.).
Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, 
tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu 
nome comercial gás carbônico.

Esse gás é exalado dos seres humanos e dos animais e é 
recebido pelas plantas.) (CO2), também é muito usado 
nas receitas de culinária como agente levedante 
(" fermentos químicos"), para ser utilizado no 
crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos 
durante o cozimento no forno, em especial quando 
misturado ao ácido tartárico (Ácido tartárico é o principal 
ácido do vinho, conferindo-lhe a saúde indispensável à 
sua vida. Em casos de vinhos com pouca acidez, é 
desejável que o ácido tartárico seja adicionado, 
contribuindo para a qualidade global do vinho), e na 
produção de bebidas gasosas (refrigerantes).
Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como 
reagente de laboratório , na eletrodeposição de ouro e 
platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na 
nutrição de animais, na cerâmica , para a preservação da 
manteiga e da madeira e é um dos componentes dos 
talcos e desodorantes .
A forma anidra (Anidro é um termo geral utilizado para 
designar uma substância de qualquer natureza que não 
contém, ou quase não contém,água  na sua composição. O 
termo ganha diferentes significados conforme trate-se de uma 
solução, de uma suspensão, de um cristal  ou de um gás ) do 
composto usa-se para absorver umidade e odores.



Belas, belíssimas este produtinho é um verdadeiro 

“pretinho básico” em casa e na beleza; vejamos algumas 

utilidades:

OUTROS  truques de beleza com bicarbonato de sódio.



1- Cuidados com as cutículas: coloque uma colher de chá de 

bicarbonato de sódio em um copo com água morna e use a 

solução para massagear as cutículas.

2- Cotovelos e joelhos mais macios: misture um pouco de 

bicarbonato de sódio ao seu hidratante e massageie em 

movimentos circulares joelhos e cotovelos para potencializar a 

hidratação.


3- Limpeza de escovas de cabelo e pinceis de maquiagem: deixe 

de molho em uma mistura de água morna e 3 colheres de chá de 

bicarbonato para eliminar os resíduos que se acumulam nestes 

acessórios.


4- Aparelho de dente mais limpo: deixe o aparelho mergulhado 

em uma solução de água morna e 3 colheres de chá ou escove-o 

usando bicarbonato.

5- Mãos macias, limpas e cheirosas: adicione 1 colher de chá em 

200ml de sabonete líquido e use a mistura sempre que for lavar 

as mãos.


6- Use no lugar dos sais de banho: inclua meia xícara de 

bicarbonato de sódio na banheira para eliminar impurezas da 

pele e deixa-la mais macia.

7- Escalda-pés com bicarbonato: adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna, esfolie os pés usando uma bucha vegetal e sentirá a pele do pé mais macia e fresca.

8- Esfoliação facial e corporal com bicarbonato: faça uma mistura com 3 medidas de bicarbonato e 1 medida de água e use essa pasta para esfoliar o rosto e o corpo com movimentos circulares. A mistura é tão suave que pode ser usada todos os dias.

9- Desodorante caseiro de bicarbonato: misture uma colher de chá de bicarbonato em um vidro de leite de magnésio e use como desodorante. Se preferir que o desodorante tenha aroma, adicione o óleo essencial de sua preferência.


10- Xampu seco: quando o cabelo estiver muito oleoso e você não 

tiver tempo de lavá-lo normalmente, salpique um pouco de 

bicarbonato para diminuir o aspecto de sujo.


11- Adeus aos odores dos calçados: salpique um pouco de 

bicarbonato de sódio no calçado à noite quando retirá-lo. De 

manhã ele estará livre do mau cheiro.


12- Bicarbonato para evitar manchas de desodorante: polvilhe um pouco de bicarbonato na pele após aplicar o desodorante, assim você evitará que a roupa fique com manchas amareladas.



13-Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, 

ajuda a branquear os dentes. 



14-Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer 

bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie 

dentária e aftas.

15- Para aquelas fissuras nos cantinhos da boca, ou mesmo na língua, coloca-se uma pitada na mesma, arde sim um pouco, mas a cura é garantida.

16-Na culinária é usado em bolos junto com o fermento a fim de deixar a massa mais leve.xxx

17- como antiácido é bem conhecido e funciona; também para dor de estomago , mas não deve ser misturado a tratamentos a base de leite...

NO LAR E HIGIENIZAÇÃO PESSOAL

18- usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em 
meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor 
impregnado de alimentos. 

E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o 

bicarbonato de sódio.

Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa. 
A composição química do bicarbonato de sódio 
(NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o 
excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico. 

É o principal componente do sal de frutas, que contém 

ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o 

ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se 

deve a liberação do gás carbônico (CO 2).




19-Na higienização bucal, na forma de bochecho o 

bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos 

que atacam o esmalte dentário, também para o combate 

de aftas.





20-O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de 

fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o 

bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás 

carbônico (CO 2), que faz a massa crescer.




21-O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de 

água para piscinas como controlador de pH (agente 

tamponante).



22-Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres 

(sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água 

equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 



15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.




23-Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro 

prateado) com uma solução de água quente e 


bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. 

Enxágue bem. Não use utensílios de metal para limpar a 

ampola de vidro, pois ela é frágil.



24-Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita 

com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, 

até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano 

macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície 

do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave 

possível, utilizando passadas longas e uniformes, no 

sentido do acabamento polido, caso houver. Evite 

esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe 

com bastante água, preferencialmente morna e seque 

com pano macio.




25-Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de 

inox: dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 

um litro de água e lave as peças.



26-Para limpar panela queimada: salpique com bicarbonato 

de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o 

queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha 

a panela com água quente e duas colheres de 

bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe.



27-Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar: 

e são desagradáveis, evite isso colocando um pouco de 

bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.




28-Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode 

ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de 

sódio e aspirando logo a seguir.




29-Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de 

lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco 

tempo de molho em água contendo um pouco de 

bicarbonato de sódio, secar a sombra.



30-Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas 

internas das xícaras de café ou chá: basta esfregar bem com 

um pano úmido e bicarbonato de sódio.



31-Para desentupir o cano da pia: jogue dentro dele um 

pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), 

derramando em seguida meia xícara de vinagre.




32-Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 

colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher 

(sopa) de hipoclorito de sódio(conhecida como água 

sanitária ) numa bacia com um pouco de água morna. 

Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. 

Enxague e deixe secar no ar.



33-Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use 

bicarbonato de sódio.



34-Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais 

da bateria e ganchos com uma solução de água com 

bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.



35-Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os 

ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ 

xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de 

sódio em 1 litro de água morna.



36-Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos: passe uma 

mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou 

coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o 

local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos 

os casos, repita a operação se a mancha persistir e 

depois lave normalmente. Para remover as manchas de 

ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira 

Ferrugem.



37-Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de 

algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido 

numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal 

de cozinha e bicarbonato de sódio.


Belas, perceberam que todas as dicas e utilidades 

estão relacionadas com HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA?

O que se deve à composição do mesmo, portanto POR 

TODAS ESTAS RAZÕES ( QUE NÃO SÃO POUCAS) sua 

utilização como xampu anti resíduo faz todo sentido 

garanto, o resultado é perfeito.

Para a bela que acompanha o blog , sabe que estou 

em fase de “teste com o uso de óleo de 

rícino/mamona para acelerar o crescimento dos 

cabelos”.

Por possuir espessura densa, é este o truque que uso 

para retirar dos fios sem dificuldades...

Acrescento o bicarbonato ao xampu e o óleo sai com 

muito mais facilidade.

Dúvidas ou sugestões, basta enviar chamado via blog ou nossos canais: youtube: http://www.youtube.com/channel/UCbnPg4Y5gabT1RcoWsKymOg

 fan Page: https://www.facebook.com/pages/Boraserbela/492428134155788 e twitter @Pnelopesharmosa  que carinhosa e respeitosamente será respondida  com muito carinho.