sábado, 5 de abril de 2014

Repostando: O Poder das Máscaras de Argilas

Olá belas, voltemos às Argilas e seus poderes...
Tratamentos com argilas no segmento estético pode parecer para muitos uma grande novidade, porém há registros milenares apontando o uso de máscaras de argilas como prática terapêutica, podendo citar a civilização egípcia que gerou grandes contribuições na área da Aromaterapia.
Muito do que sabemos advém de um exercício de resgate dessa fantástica cultura.

As máscaras de Argilas são poderosas auxiliares nos tratamentos estéticos.
Elas reforçam e podem resolvem ,( com seu uso contínuo é claro não é bela?) muitos problemas em poucos minutos, em razão de seu poder e concentração de seus elementos, que funcionam como um verdadeiro tratamento de choque, simples, mas extremamente eficiente.


Mas afinal o que é e de onde vem e o que contem a Argila?

A Argila é um material natural composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício - segundo elemento mais abundante na natureza.
As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações, como por exemplo, o Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, e Ferro. Porém, as diversas constituições das argilas não modificam suas principais atuações: Promovendo a ação absorvente, adsorvente, cicatrizante e antisséptica.
Os minerais encontrados nas argilas potencializam e significativamente efeitos, conforme a sua concentração.


Diferentes tipos de Argilas e suas diferentes:


ARGILA AMARELA: Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo.
Belas, a imagem não faz jus a cor real desta argila, é exatamente da cor da letra que utilizei , ok?

Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante e é indicada para peles maduras e cansadas. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações.

Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea na pele e reduz as inflamações.


ARGILA BRANCA: Possui um pH muito próximo da pele. É rica em alumínio e caolinita, muito utilizada pela sua ação hidratante e clareadora em peles mais sensíveis. A outra aplicação da argila branca é para a cicatrização de pequenas feridas e queimaduras leves.





ARGILA CINZA: 
É de origem de solos vulcanizados e ricas em titânio, são excelentes antioxidantes evitando o envelhecimento da pele, esfoliantes, clareadoras de manchas, redutoras de acne e auxiliam na ativação do metabolismo de gorduras superficiais, muito utilizada em emplastros abdominais, mas cuidado essas argilas contem enxofre e podem ressecar a pele caso sejam aplicadas em peles muito sensíveis e desidratadas.





ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. 
Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. Possuem efeitos iguais as da amarela, observaram?



Argila Rosa:


É rica em ferro e é a argila mais suave, por isso é muito indicada para peles sensíveis dando maciez para a pele e o cabelo.




Dolomita em Pó: Uso Externo

A dolomita quando adicionada de água ou soro para o uso em pasta, adquire uma textura cremosa muito delicada, que favorece um efeito mais eficaz que as argilas ou outras Dolomitas de maior granulosidade.

Tem uma ação penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez da área aplicada. Por isso o resultado imediato é percebido pelo alívio das dores e desconfortos nos casos de problemas mais superficiais (queimadura de sol,água, óleo).


Uma camada fina da pasta de Dolomita é suficiente para produzir bons resultados.
Na primeira aplicação o efeito é perceptível. Quando estão acometidos músculos e tecidos mais profundos, é necessário de uma camada mais espessa cujo tratamento deve ter a duração de 30 minutos até 2 horas em média, quanto mais profundo.


A aplicação em pasta permite uma distribuição anatômica da Dolomita, especialmente na face, mão, pé, região perineal (região genital e anal).

A pasta é indicada em pequenas ou amplas lesões superficiais e mais profundas que envolvem tecido conjuntivo ou muscular como contusões, hematomas, escoriações, queimaduras ou seja acidentes que precisam de uma aplicação rápida, mais penetrante, e uma estancando de imediata o sangramento e diminui a temperatura.


Indicações:

Picadas, abcessos, furúnculos e infecções na pele.

Traumatismos, dores musculares, contusões, luxações, hematomas, artrites e torcicolo.

Cólica menstrual, dores abdominais e lombares, cólica renal, nódulos nas mamas, mastite, cistites; sinusite, dores de cabeça, garganta, ouvido e inflamação nos olhos.

Atua na pele clareando, amaciando, atenuando rugas, cicatrizes, acnes de III grau, manchas gravídicas ou senis na face, mãos e braços.

Reduz processo inflamatório em caso de acnes, e superficializa os cravos. Proporcionando um lifting natural.

Outras Indicações

STRESS - insônia, dores musculares, fibromialgia, diabetes, hipertensão, fogachos (onda de calor), dores articulares nas mãos e pés, esporões, joanete, calos nos pés.

REJUVENESCIMENTO da pele - celulites, estrias e flacidez, usar aproximadamente 30 dias consecutivos envolvendo com filme.

NO COURO CABELUDO - queda de cabelo, seborréia, oleosidade, enfraquecimento por tintura. Fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda noite.

 



ARGILA PRETA: A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica.
É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti inflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.



ARGILA VERDE: Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.
Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.



ARGILA VERMELHA: 

A argila vermelha é uma argila rica em óxido de ferro e cobre, serve para hidratar e fortalecer a pele, prevenir o envelhecimento, ajuda na respiração da mesma, desinfetante, retarda o envelhecimento, reduz medidas e age como antiestressante.

 



As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.
No entanto, é importante que se utilize argila de boa procedência,( veja em avaliação de lojas onde compro as minhas) dissolvida em água mineral, deionizada, destilada, filtrada ou associada ao gel neutro.

Passos

1 - Antes de aplicar a Máscara Facial de Argila, faça uma higienização na pele com o Fluído de Limpeza Facial para facilitar a atuação dos ativos. Agite bem o Fluído antes de usar. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Aplique a Máscara Facial de Argila e deixe agir por 40 minutos ou até secar por completo.

- Remover fazendo movimentos circulares com água morna( desta forma é removida  mais facilmente ) com pequena DA PRÓPRIA MÁSCARA UMEDECIDA E ASSIM AUMENTANDO A QUANTIDADE DE ÁGUA ATÉ RESTIRÁ-LA POR COMPLETO) esfoliação.
.

– Finalize com a aplicação de um Hidratante.
 IDEAL É A APLICAÇÃO DE NO MÍNIMO 2 VEZES  POR SEMANA PARA SE OBTER RESULTADOS!!!


Manutenção Diária: Pela manhã e a noite, lavar o rosto com o Sabonete de Argila indicado para cada caso, secar e aplicar  o Hidratante.